Daniel Portieri

Daniel Portieri

Daniel Portieri por Zé Augustho Marques

O escultor no sentido plurifacetal de sua atividade é imprevisível. Pois forma-se a posteriori ou não, sob processos de dissecação das formas que quer representar. Mesmo quando são definidas e estilizam-se pela finitude. Basta pegarmos o exemplo do artesão – escultor Daniel Portieri. Torna-se um artista plástico quando descontextualiza a imagem da semelhança. Exemplo: Suas aranhas e escorpiões de matéria industrial. Assim como podemos crer que seus aracnídeos sejam manifestações do zodíaco, podemos assemelhá-los com nossos tabus e medos dentro desse universo de criação. Tudo através da arte de modelar ou de esculpir. A retórica no trabalho de Portieri está urdida quando usa a luz para iluminar os olhos de uma coruja. Arrazoando-se no papel de artista da arte-utilitária ou arte decorativa. Não importa. É arte sim. E, daí podemos colocar um ponto final. E, sob concessão do universo lírico estão os seus gatos! Explícitos bichanos de ferro e metal, narrando à questão que se reinscreve na temática de Daniel, uma narrativa de símbolos naturalistas que carregamos desde a infância, cada um com seus medos, dúvidas, sorte e traições que tecem um não sei o quê? Mas sentimos ao olhar... Essa arte de Daniel Portieri, por si já é um augúrio da poesia.”

sábado, 9 de abril de 2011

Sobre bullyng e o atirador da escola


A mídia ainda não enfatizou esse assunto, mas entrevistas com familiares e ex-colegas do atirador mostram que ele era vítima de bullyng na escola. Um ex-colega afirma inclusive que as meninas o "repudiavam" . Precisamos refletir sobre isso, Infelizmente assistimos diariamente crianças e adolescentes sendo alvo de discriminação, tanto na escola como até mesmo dentro de suas casas, recebendo apelidos e todo o tipo de piada. Qualquer pessoa que apresente um comportamento fora dos padrões esperados, ou não corresponda ao perfil estético determinado é tratada de forma indiferente ou discriminatória. 
Atenção professores e pais, ensinem seus filhos a respeitar qualquer pessoa, indiferente de qualquer característica fisíca ou comportamental, ensinem seus filhos a amar e não julgar o outro, e acima de tudo, respeitem seus filhos e os amem da forma como eles são. Muitas vezes dentro de casa começa o mau exemplo, com apelidos e piadas que diminuem a auto estima das crianças. ATENÇÃO PAIS E PROFESSORES, não cometam o erro de destruir a auto estima de um aluno ou filho, ou julgá-lo demasiadamente, pois esses serão os  JULGADORESdo futuro, e muitas vezes aquele que sofre agressão se torna o pior agressor no futuro.
Não deixem passar desapercebidamente nenhum tipo de violência, seja ela verbal ou física, não aceitem que seus filhos ou alunos tratem mal ou desrespeitem um colega, não permitam que a sala dos professores seja um lugar de deboche aos os alunos, pois depende destes pequenos atos para definir o futuro.
Deus ensinou lições básicas de convívio na Humanidade, muitos chamam isso de bom senso, mas seja como for, independente de crença, se praticarmos e ensinarmos nossos filhos e alunos a praticar essas lições, livraremos a humanidade de desgraças como essa. 
1- AME AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO (somente quem ama a si mesmo pode amar ao próximo)
2-RESPEITE PAI E MÃE (pai, mãe, professores, seres humanos, animais, etc, etc)
3- NÃO DIGA FALSO TESTEMUNHO CONTRA TEU PRÓXIMO (isso inclui não colocar apelidos, não julgar, não desrespeitar, não cometer bullyng)
4- NÃO FURTARÁS - (Lembrem-se que quando as crianças pequenas começam a cometer "pequenos furtos" na escola, na rua, em qualquer lugar, é o momento certo de ensiná-las que isso não pode ser feito, e ajudá-las a devolver ao dono, pois é nos pequenos atos que se define o futuro)
5- NÃO COBIÇARÁS- (atualmente vemos uma serie de  argumentos contra a família, contra o casamento, a favor das relações abertas, falta de compromisso, etc, etc, etc... Lembrem-se: se um ser humano não tiver referência de família, como entenderá as relações mais simples??? A família bem estruturada é a base do amor e das relações saudáveis. Vamos dizer NÃO ao adultério, à cobiça, etc, etc.)

EXISTEM OUTRAS LEIS DE DEUS E DO BOM SENSO, MAS SE NOS ESFORÇARMOS PARA COLOCAR EM PRÁTICA ESSAS CITADAS ACIMA, PELO MENOS COMO UM COMEÇO, UM EXERCÍCIO DIÁRIO, AJUDAREMOS NOSSO MUNDO A SE TORNAR MENOS VIOLENTO.
POR FAVOR, VAMOS PENSAR SERIAMENTE EM ATÉ QUE PONTO SOMOS CONIVENTES COM A COVARDIA, OS MAUS TRATOS, A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE SEM AMOR??

VAMOS PREGAR O AMOR, A VERDADE, O RESPEITO, A FIDELIDADE, AS RELAÇÕES VERDADEIRAS, MESMO QUE ELAS PAREÇAM ESTAR EM EXTINÇÃO, POIS AINDA TEM GENTE QUE CRÊ, AINDA EXISTE GENTE HONESTA, AINDA EXISTEM PESSOAS NO MUNDO!!! 

VAMOS ENVIAR ESSA MENSAGEM A TODAS AS PESSOAS QUE AINDA EXISTEM NESTE MUNDO, E PREENCHER NOSSOS CORAÇÕES COM AMOR, SOLIDARIEDADE E AFETO, POR TODAS AS PESSOAS DO MUNDO, SOBRETUDO AQUELAS QUE SOFREM, PORQUE É DELAS O REINO DOS CÉUS.

Texto de Elisa Bueno, grande pessoa e uma amiga que tenho orgulho de ter.
Maria Xereta

Nenhum comentário:

Postar um comentário